quarta-feira, maio 12, 2010

Confiança

... E já que decidi trazer o deslumbramento e a alegria pra minha vida outra vez, como resgatá-los, senão confiando na vida e nas pessoas novamente? Parece fácil falando, mas é um trabalho e tanto.. algo precisa morrer... é preciso desapegar dos instrumentais de defesa... e às vezes eles são a própria idéia que fazemos de nós! Mas está decidido, escolhido, e semeado.
Assim, meu amigo Suresh, que tem um cantinho muito especial onde nos encontramos para meditações dinâmicas, me envia esta semana uma mensagem do Osho, mestre querido, polêmico e contraditório, mas sem dúvida muito sábio.

Bel

_______________________________________________________


"CONFIANÇA


Lembre-se sempre de que, custe o que custar, você não deveria se tornar uma pessoa desconfiada. Mesmo se sua confiança permitir que os outros o enganem, isso será melhor do que não confiar.

É muito fácil confiar quando todos são amorosos e ninguém o está enganando. Mas, mesmo se todo o mundo for falacioso e todos estiverem dispostos a enganar você – e eles somente podem enganá-lo quando você confia -, então, também, continue a confiar. Nunca perca a confiança na confiança, não importa o preço, e você nunca será um perdedor, porque a própria confiança é o fim supremo. Ela não deveria ser um meio para algo mais, pois ela tem o seu próprio valor intrínseco.

Se você puder confiar, você permanecerá aberto. As pessoas ficam fechadas como uma defesa, para que ninguém possa enganá-las ou tirar vantagem delas. Deixe que elas tirem vantagem de você! Se você insistir em confiar, um belo florescimento acontecerá, porque não haverá medo. O medo é que as pessoas o enganem, mas, uma vez aceito isso, deixa de existir o medo e, portanto, deixa de existir a barreira para a sua abertura. O medo é um perigo maior do que qualquer mal que alguém possa fazer a você. Esse medo pode envenenar toda a sua vida. Assim, permaneça aberto e confie inocente e incondicionalmente.

Você florescerá e auxiliará os outros a florescerem assim que eles ficarem conscientes de que não o enganaram nem um pouco, mas que enganaram a si mesmos. Se uma pessoa continuar a confiar em você, você não poderá continuar a enganá-la indefinidamente. A própria confiança repetidamente atirará você de volta a si mesmo."

Osho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.