terça-feira, agosto 17, 2010

Telefónica no topo do ranking do desrespeito ao consumidor

Solicitei o cancelamento da TV Digital Telefónica em março deste ano, mas, como há um treinamento da empresa para isso, sob muita insistência dos atendentes fui convencida (é isso mesmo, mais uma trouxa...) a realizar apenas o "desligue" da mesma por 4 meses, após o qual esta "automaticamente" seria religada...

Em julho, porém, não fui notificada de que esse prazo estava chegando ao seu limite, o que demonstraria um compromisso com a transparência e respeito ao consumidor por parte da empresa, e, em função de estar com muitos outros compromissos, esqueci completamente de dar uma devolutiva, já que o equipamento decodificador nem se encontra à vista, pois o guardei por estar fora de uso.

Agora recebi uma fatura no valor de R$ 76,28 com vencimento em 21/08/2010, à qual recorri através da Ouvidoria (tel.: 0800-775-1212), pois como consumidora considero-me lesada, vítima de um abuso, um golpe (desrespeito à minha solicitação inicial, insistência e convencimento do consumidor pela exaustão, falta de transparência no processo de religue, e extorsão via fatura), que em menos de 24h chegou à conclusão de manter a cobrança.

Mantendo meu protesto e recusa de pagar, por estar sendo lesada como consumidora, estou contando com orientação e representação no PROCON  (tel.: 151), na ANATEL (tel.: 133) e nos meios de comunicação desta cidade, também como forma de alertar outros cidadãos, que podem cair, como eu, nesse tipo de procedimento obscuro de diversos tipos de serviços que poderiam ser comodidades.

Anabel

3 comentários:

  1. A Telefónica tem uma estratégia de sempre vencer pelo cansaço, pelo constato, desde os serviços de telefonia, ao speedy, e agora a TV digital. É só procurar no Google e logo se descobre a quantidade de reclamações e desrespeito ao consumidor. Nem mesmo a ouvidoria parece ouvir o outro lado muito bem. É preciso que a ANATEL fiscalize melhor os procedimentos dessa empresa e o treinamento dos seus funcionários.
    Deve haver alguma estatística de quantos clientes são lesados dessa forma, que nos aponte qual a vantagem de manter esse procedimento por parte da empresa, que faz com que o cliente antes de conseguir desligar-se de vez do serviço de TV Digital Telefónica pague mais uma mensalidade, de modo tão obscuro.

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  2. Clicando no título vc é redirecionado para o site do PROCON e o ranking das empresas mais reclamadas de 2009, confira!

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  3. Graças à intervenção da ANATEL e do reclameaqui, a cia Telefónica reavaliou sua decisão, isentando-me do pagamento da fatura e gentilmente se desculpando pelo ocorrido, o que considerei muito justo. Sou grata às pessoas que fazem esses canais de apoio e proteção ao consumidor cidadão, e fico satisfeita que grandes empresas comoa Telefónica possam rever seus procedimentos em prol dos cllientes e de um sistema de consumo mais transparente e justo.

    Grata,

    Anabel Andrés

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