quinta-feira, abril 07, 2011

Confiança

CONFIANÇA

Lembre-se sempre de que, custe o que custar, você não deveria se tornar uma pessoa desconfiada. Mesmo se sua confiança permitir que os outros o enganem, isso será melhor do que não confiar.

É muito fácil confiar quando todos são amorosos e ninguém o está enganando. Mas, mesmo se todo o mundo for falacioso e todos estiverem dispostos a enganar você – e eles somente podem enganá-lo quando você confia -, então, também, continue a confiar. Nunca perca a confiança na confiança, não importa o preço, e você nunca será um perdedor, porque a própria confiança é o fim supremo. Ela não deveria ser um meio para algo mais, pois ela tem o seu próprio valor intrínseco.

Se você puder confiar, você permanecerá aberto. As pessoas ficam fechadas como uma defesa, para que ninguém possa enganá-las ou tirar vantagem delas. Deixe que elas tirem vantagem de você! Se você insistir em confiar, um belo florescimento acontecerá, porque não haverá medo. O medo é que as pessoas o enganem, mas, uma vez aceito isso, deixa de existir o medo e, portanto, deixa de existir a barreira para a sua abertura. O medo é um perigo maior do que qualquer mal que alguém possa fazer a você. Esse medo pode envenenar toda a sua vida. Assim, permaneça aberto e confie inocente e incondicionalmente.

Você florescerá e auxiliará os outros a florescerem assim que eles ficarem conscientes de que não o enganaram nem um pouco, mas que enganaram a si mesmos. Se uma pessoa continuar a confiar em você, você não poderá continuar a enganá-la indefinidamente. A própria confiança repetidamente atirará você de volta a si mesmo.

OSHO




Recebi essa mensagem esta semana do querido amigo e mestre Suresh, sempre reverberando nas sincronicidades... então quis compartilhar, pois é tão delicada essa questão do sentimento de confiança, de cultivar esse estado permanentemente,  principalmente depois de umas tantas lambadas, e tão vital transcender velhas dores e o coração partido um dia! Confesso que, como escorpiana, tenho dificuldade de realizar essa virtude, mas sinceramente é algo que eu desejo muito.
Anabel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.