sexta-feira, dezembro 03, 2010

Vox Brasilis – Em Tempo de Natal

Em um país onde a voz é uma das formas mais evidentes de expressão artística, é justo que possamos conhecer um pouco mais sobre as vozes que ecoam desta Terra Brasilis.
Por isso, a pluralidade da voz representada por grupos vocais e suas mais variadas formas de expressão, estão em foco no projeto Vox Brasilis. São os distintos "olhares" que cada grupo imprime em seus arranjos, cada um com seu estilo em uma enorme riqueza de diversidades, típica de nosso país. Os grupos trazem um repertório focado no tema natalino e, na abertura, há apresentação de Folia de Reis.


PROGRAMAÇÃO

17 de dezembro
Sexta - Os Mensageiros dos Santos Reis e Vozes Bugras

Os Mensageiros dos Santos Reis, grupo composto pelos integrantes de Os Favoritos da Catira, segue a tradição da Folia de Reis e canta em coral caipira as toadas de adoração, louvação e saudação. Acompanhados de viola caipira, violões, rabeca ou violino, cavaquinho, caixa de folia e pandeiro, leva à frente os “palhaços”, personagens que representam os defensores do Menino Jesus, soldados do Rei Herodes convertidos ao cristianismo. Já Vozes Bugras apresenta canções, contos, ritos, mitos e lendas que remetem à identidade bugra-cabocla-mulata-mameluca-cafusa brasileira e é composto por sete mulheres.



18 de dezembro
Sábado - A Quatro Vozes

O grupo mineiro é formado pelas irmãs Dora, Jurema, Jussara e sua sobrinha Thatiana. Elas trabalham com a música popular brasileira e diversos elementos da cultura originária das mesclas do branco, negro e índio.



19 de dezembro
Domingo - Boca Livre

Um dos mais consagrados grupos vocais da MPB formou-se em 1978, no Rio de Janeiro, e um ano depois já lançava seu primeiro disco de forma independente. Com estilo refinado, se destaca por suas composições e também pelas belas versões de outros compositores. Seus arranjos instrumentais e, principalmente, vocais fogem da métrica convencional utilizada por outros grupos, através do uso de acordes vocais dissonantes e revezamentos nos solos. Com Zé Renato, Maurício Maestro, David Tygel e Lourenço Baeta.



21 de dezembro
Terça - NOP (Núcleo Orgânico Performático)

O grupo de sete integrantes, formado a partir da extinta Orquestra Orgânica Performática, criado pelo músico e compositor Stênio Mendes e com a colaboração de Fernando Barba (Barbatuques), mostra um trabalho experimental que utiliza as sonoridades orgânicas do corpo, por meio da percussão corporal, exploração de recursos vocais e instrumentos feitos de materiais alternativos como meio de experimentação artística de novas possibilidades criativas. Quando a estes elementos juntam-se canções natalinas, temos um registro inusitado e original do tema.



22 de dezembro
Quarta - Grupo Tarumã

Fundado em 1990, o grupo paulistano formado por Carlos Moreno, Daniel Sanches, Alê Moreno e Marcelo Barúm traz em sua história encontros com grandes nomes, em shows e discos, além de uma trajetória em Festivais, graças à qualidade do trabalho, que inclui belos arranjos vocais e instrumentais, que transitam em polirritmia pela moderna música brasileira. A inserção de canções natalinas vem reforçar o bom gosto e a versatilidade deste grupo que já conta com mais de dez anos de carreira.


SERVIÇO
Data: De 17 a 22 de dezembro
Horário: Sexta a terça às 13h

Local: Térreo
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro

De terça a domingo – 10h às 19h

Entrada Franca
Senhas distribuídas uma hora antes do evento

Classificação indicativa: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário