domingo, maio 30, 2010

O último Baile do Cartola Club

Domingo, 30/05/2010 realiza-se o último baile do CARTOLA CLUB!


Manifesto
"Cartola Club" não pode fechar suas portas!!!
onde deslizaram os pés de valsa, de tango e de samba canção?
onde estará a memória em movimento?
o baile estará na saudades?
.....lembrar, deixem-me lembrar
meus tempos de rapaz no Brás.....
.....se lembra quando toda modinha falava de amor...
.....arrasta a sandália ai morena!
arrasta a sandália ai morena.....
.... e a sua voz murmurando
são dois pra cá, dois pra lá...
por Fábio Villardi, Coordenador Geral do Projeto Dança Vocacional, SME- DEC
_________________________________________________________________




Queridos parceiros,

O tradicional Cartola Club, patrimônio histórico cultural de São Paulo, e ponto de encontro de uma comunidade de frequentadores fiéis da melhor idade, está fechando suas portas!!!!!! Amanhã é o último baile!!!!!!!
D. Amélia Rosa do Nascimento,  Artista Vocacionada frequentadora do grupo da melhor idade do CEU Feitiço da Vila, que frequenta o clube, foi quem deu a notícia, e junto com a Coordenadora de Cultura Maira Andrea P. do Amaral, buscavam algum modo de manifestar sua indignação não só pelo descaso com o patrimônio que é o Clube, mas com a comunidade de 3ª idade que perde um espaço social e cultural da maior importância, em silêncio e invisibilidade!
Eu, Anabel (coloco o nome para que não pensem que é daqueles trotes sensacionalistas), liguei para lá e a funcionária confirmou. Domingo, 30/05/2010 é o último baile do CARTOLA CLUB! E não saiu em nenhum jornal, rádio, televisão, nem mesmo internet, mas é real.
Como artistas e cidadãos precisamos dar visibilidade a esse acontecimento, à comunidade da melhor idade, e buscar meios que possam viabilizar a continuidade da atividade do  Cartola Club!
Manifestações, abaixo assinados, blogs.
Ou você acha que as coisas passam, e é assim mesmo? 
Domingo, 30/05/2010 realiza-se o último baile do CARTOLA CLUB!


Anabel


PS: a única manifestação que encontrei na internet foi no blog de Eduardo Temperini , que presenciou o penúltimo baile, ontem à noite.
PS: talvez torná-lo um Ponto de Cultura, Programa Cultura Viva do Minc?

5 comentários:

  1. Tenho uma banda de nome Banda Fascínius, e é com imensa tristeza, que mais uma casa de entretenimento para todas as idades, vá fechar as portas, além de ser uma casa que acolhe os musicos com carinho tambem tem seus frequentadores, que sentirão muita falta., pra mim que tenho banda serpa muito triste.
    Espero poder encontrar esse nome nem que seja em outro endereço quem sabe, assistindo a novela Passione da Globo, o personagen Fortunado, convida sua afair para ir no baile no cartola clube, cena que passou dia 27 capitulo 10, será que a globo tava homenagiando ou nem sabe que o cartola vai fechar? é uma pena, sou um grande admirador da música com qualidade e tambem do Sr. Guarani, que me deu muitas oportunidades de tocar la.

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Regina, fiquei muito triste e mesmo até pouco tempo sem acreditar nessa triste noticia.
    Frequentei o Cartola nos anos 70, e depois voltei em 2006, aonde encontrei muitas pessoas da decada de 70, e foi o primeiro encontro com o homem q amo muito o Julio, quem tocava era a Banda Romanticos do Caribe,e desde dia em diante começamos a frequentar tdo final de semana, lá conheci a Maria José, hj minha grande amiga.
    Vivo me perguntando, como SP e seus administradores deixaram uma casa como o CARTOLA CLUB fechar.....
    Espero um dia ver este nome brilhar novamente, pois deixou todos os seus frequentadores ORFAOS de um lugar familiar, gostoso aonde tdos se sentiam como uma grande familia.
    Amigos como o Isac, sr.Paulo, Sr. Guarani, o garçon Adalberto, entre todos os q o nome me foge agora.
    Saudadesssss

    ResponderExcluir
  3. Músico de verdade26 maio, 2011 22:18

    Toquei lá por 2 anos !!! E posso dizer que em mais de 17 anos tocando na noite, lá foi um
    dos piores lugares pra se trabalhar!!! Tratamento aos artistas de mau a pior, escravidão total!!!
    Sem falar que além de pagarem uma merreca mau, nos davam apenas um descanso de 30 min. em 5
    horas tocando sem parar!!!! mau nos davam o que comer !!! Sem falar no palco um verdadeiro
    pulgueiro !!! Por isso cada vez menos bandas realmente boas se prestavam a tocar lá ...
    Portanto não lamento em nada seu fechamento !!! Foi apenas uma consequencia de seus próprios
    destratos !!! Uma pena seus frequentadores não enxergarem as condições de quem realmente
    fazia a festa rolar !!! Perolas aos porcos !!! E tem Músico que acha que aquilo era bom !!! não vai sair dessa vida nunca !!! Boa sorte ...

    ResponderExcluir
  4. Músico de verdade26 maio, 2011 22:42

    Só para constar... Respeito toda a história do cartola... Mas não se pode parar no tempo e viver só dela ... se deve ao menos dar condições mínimas para manter a qualidade ... isso não aconteceu ...

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Nilda Tabarez ,
    Só H
    oje fiquei sabendo do fechamento do Cartola,é realmente uma pena pois não sei de um outro Club que faça bailes com musicas antigas e gostosas de dançar,mas apesar disso na ultima veze em que lá estive,comentei com meu marido que não iria durar pois achei que estava parado no tempo as mesas e cadeiras velhas toalhas também,e os garçons então estava realmente precisando de uma roupagem nova,mas infelizmente sei que com o publico que ali frequentavam,só aposentados que gastavam muito pouco e alguns até nada só iam mesmo para dançar e sei que a despesa de um lugar assim é muito alta e por isso é compreensivel o fechamento mas...Lástimavel.

    ResponderExcluir